domingo, abril 26, 2015

E quando o sempre se desvanece...



O que me doí não é o que se faz deste dia. É o saber que aquele que poderia ser sempre, iludido e enganado, simplesmente não o é. O que dói é a falta de coragem (sim, a minha também!) para a mudança ou para a persistência. O que me dói são os mesmos conceitos, os de sempre, que na conta individual das necessidades e interesses de cada qual, se confundem e interpretam de mil e uma maneiras diferentes, construindo o individual, suavemente disfarçado de grupo. O que me doí é aquilo que pouco a pouco, sem se notar em nós se torna corrupto. O que me doí é esta falsa liberdade que insistimos em viver dentro da enorme liberdade que hoje dizemos aos infinitos ventos ter. Mesmo que os ventos se quedem perdidos pela distância. O que me dói é perceber que não se aprende com o que não se viveu. Talvez seja tão difícil aprender quanto viver. O que me doí é vermo-nos à espera dessa tal liberdade que “havemos de reconquistar”, enevoando ou deixando enevoar caminhos, em vez de a construir e viver no simples gesto ou movimento e na soberana opção e ação de momento a momento, à medida que nos edificamos no tempo. O que me doí é não sabermos dar os passos – um após o outro, nessa qualquer outra direção. O que me doí é ter tanto para dizer sobre este sempre que nalgum outro sempre para sempre se demorou. E não chegou a este agora. O que me doí é a falta de esperança no corpo, mesmo que a voz constantemente se exercite para (sempre) voltar a dizê-la e, como que em sonhos, a vivê-la apenas por fora. O que me doí é o facto de tudo isto muito provavelmente não doer assim tanto. E amanhã ser outro dia, esse sim – no fundo – o de sempre, o mesmo dia. Por enquanto...
25-04-2015 

Sem comentários: