segunda-feira, outubro 20, 2008

Retratos de um dia I


Não é lugar comum descrever por estas andanças os pormenores, cores e sensações dos dias que por mim passam como se de um quadro (mais um para pendurar) se tratasse. Normalmente assumo uma posição mais dispersa e subjectiva. Alheia a horas e a descrições mais rotineiras. Mas também sou produto do que se torna rotina em ritual e hoje quero, VOU, contar o meu dia, feito de “momentos felizes”. E hoje estou feliz por, aparentemente, pouca coisa :).Hoje, percurso normal entre um acordar igual aos outros, um pequeno almoço tomado fora de casa, igual aos outros, diálogos “internautas”, com os amigos que apenas ficam distantes em espaço e em saudades, e fichas de trabalho para dar “trabalho” aos petizes, igual a outros. Num almoço pouco eficaz (nota mental: “uma sopa não te alimenta o suficiente!!!”) e pouca energia para a labuta que se segue pela tarde. O representar no palco onde o giz desenha letras e onde se cantam algumas canções. Hoje, igual a todos os outros, desenho afectos e ensino notas de música a olhares brilhantes, bocas faladoras e endiabradas mas coloridas pela paixão de querer ouvir, contar e acreditar em algo, e fazer-me sorrir no percurso de tudo isto, mesmo sem energia. Mesmo que o cansaço me lave de pensamentos e acções. E depois ouve-se o toque, arrumam-se as cadeiras, e sai-se para fora. Hoje, carreguei sacos de livros e rádios portáteis e dossiers e um guarda-chuva (para o dia em que não choveu :)). Guardei-os no porta-bagagens e conduzi rumo à estação. Depois, inesperadamente tudo segue em nova forma.

Hoje recebi uma mensagem de um gajo bom (vulgo Homem Lindo). Confirmação. De novo segui para a estação para encontrar a A. ;)(vulgo Amiga Linda). A partir daqui, o dia ganha nova dimensão. Estes dias têm sido como que um enriquecer de alma para mim. Estes breves momentos reinventam em mim o usufruir de lugares, sabores, diálogos, a muito boa companhia, etc, etc. Estes momentos são um reencontro em mim. E é tão simples torná-los em “momentos felizes”, basta vivê-los. E agradecer a quem os proporciona. Basta olha-los como uma outra parte de nós, aparte da que acha que não existe lugar para esta outra, onde os horário não são uma imposição e onde os lugares são todos possíveis de se explorar e saborear, porque existem. Apenas chegar à conclusão que essa parte se enganou. Sim é possível desfrutar deles, basta fazê-lo. Enquanto o dia se faz noite e caminhamos pela cidade que ao pouco e pouco vai encerrando, planeamos futuros roteiros, descobrimos estranhas formas de flores escondidas entre a espuma de uma meia-de-leite, saboreamos comidas enviesadas com conteúdos inesperados. Falo de mim, e a A. ouve como só ela o sabe fazer, e acreditem que por vezes com muita paciência (porque até a mim mesma me apetece socorrer quando o cansaço me faz falar sem parar, principalmente porque gosto mais de a ouvir, do que me ouvir a mim própria a discursar) trocamos de lugar (queria ter sido melhor ouvinte) e estou feliz. Ultimamente são as coisas “simples” que me fazem mais feliz.

Depois é tempo de voltar a casa. Tenho no pensamento escrever sobre as tonalidades da tarde (“vou escrever A. vais ver depois” (…) “ hoje recebi uma mensagem de um gajo bom :) e vou escrever”). Imagino que o possa fazer sem floreados, de um modo concreto e directo, talvez utilizando o humor que utilizo no dia a dia, mas agora fica provado que a prática me demove de escrever de uma outra forma. Talvez um dia... Por hoje, cabe ainda o prazer de receber um postal da terra encantada (Açores) onde as letras da saudade são escritas também por mãos especiais e os meus olhos as lêem com um sorriso nos lábios (aproveita :)ainda havemos de te ir visitar). Cabe ainda um pouco do ego elevado pela recepção, ao chegar a casa, de uma excelente avaliação, numa já distante andança em formação profissional.

Para terminar cabe-me o prazer de escrever. Dito isto, é tempo de tardiamente jantar, entregar-me aos planos de outro dia, abandonar-me ao aconchego da leitura e finalmente adormecer.

Para a semana há mais A..


P.s. eu sei que é só uma mensagem mas gostei de a ter recebido ;) tudo de bom. SEMPRE :):):)

3 comentários:

Anónimo disse...

Adorei a foto e adorei o facto de teres gostado de receber o postal:)
Um abraço forte!
FF

Fatma disse...

E outro maior para ti :)

Fatma disse...

P.s.(outro) Quando mais revejo naturalmente na memória o dia, mais me dou conta de outro encontros com novas pessoas e outros pormenores deliciosos que acabei por não incluir no texto.Fica aqui o registo: gostei de vos encontrar.